sexta-feira, 22 de maio de 2015

Seminário sobre a Democratização da Mídia


O nosso mandato realizou nesta quinta-feira (21), na Câmara Municipal de Belém, o "Seminário Democracia da Mídia: a comunicação e o controle social em Belém" que contou com a presença de várias entidades, entre as quais, podemos citar: o Sindicato dos Radialistas, o Sindicato dos Jornalistas, a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária - Abraço, o Forúm Nacional de Democratização da Mídia, a CUT e a CTB, estas entidades compuseram a mesa de abertura do evento, que contou com a presença do Jornalista Altmiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, militante do PCdoB e autor do livro "A ditadura da mídia".

O grande debate foi como combater o  monopólio da comunicação no Brasil e o prejuízo que este modelo traz para a Sociedade. No Brasil, apenas sete famílias comandam a comunicação: Marinho (Globo), Abravanel (SBT), Saad (Band), Macedo (Record), Frias (Folha), Mesquita (Estadão) e Civita (grupo Abril).

Em muitos países, ja existe leis que combatem a concentração  de canais de Tvs e rádios nas mãos de poucas pessoas. Nos Estados Unidos ja existe legislação desde 1934, que impede a propriedade cruzada dos meios de comunicação (os mesmos grupos possuírem  rádios, jornais e TVs). 
No Brasil o debate começou agora, tardio, mas que se precisa ser enfrentado.  Estes grupos, como a Globo estão envolvidos em quase todos os grandes golpes conservadores deste século.







Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

Marcadores