segunda-feira, 30 de março de 2015

Tapanã - Construtoras de residenciais causam alagamentos e prejuízos aos moradores do bairro



Nosso mandato recebeu uma séria denúncias envolvendo as empresas Cyrela, PDG e Vila Del Rey em relação a empreendimentos na Rodovia do Tapanã, e que afetam sobremaneira os moradores do Bairro da Fé, Cabano, Ranário, Parque União e Conjunto Tapajós.


Com a construção dos residenciais as construtoras jogam as drenagem nos igarapés e córregos que se juntam com as águas da chuva  provocando alagamentos nessas comunidades.

Recentemente parte do muro do residencial Alegro desabou, a tubulação da drenagem estourou, provocando o alagamento de várias residências do Conjunto Tapajós e do conjunto da Fé. Alguns moradores tiveram prejuízos como a queima de eletrodomésticos e a inutilização de mobiliário.

As lideranças das duas comunidades (há muito tempo) procuraram a prefeitura para fazer o estudo de drenagem do local, pois pretendiam que a mesma não permitisse o início das obras do residencial, mas não foram atendidos com isso a  obra começou assim mesmo. Resultado, os moradores ficam a “Deus” dará da gestão Zenaldo.

No local da edificação havia uma nascente de um igarapé, que foi aterrado pela empresa. Há evidências de crime ambiental, perspectivas de grandes enchentes caso a prefeitura não faça alguma coisa para evitar transtornos. 

Nosso mandato quer que a SESAN tome providencias imediatas, para que o condomínio faça estudo sobre como resolver os problema dos moradores, bem como a compensação ambiental pelo aterramento da nascente, que é um absurdo e o desrespeito não só aos moradores do Tapanã, mas a todos os paraenses.

Vou pedir, ainda, audiência pública com os representantes da construtora e dos moradores dos conjuntos Tapajós e do conjunto da Fé. Vamos solicitar  informações por parte da Prefeitura de Belém quanto ao estudo de impacto de vizinhança e ambiental bem como as documentações que autorizaram a construção do condomínio.

Acionaremos o Ministério Publico e a OAB para que acompanhem o caso por se tratar de um tema importante e que está afetando diretamente a vida dos moradores das áreas acima citadas.



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

Marcadores