segunda-feira, 16 de março de 2015

O Partido da Imprensa Golpista e a Teoria do agendamento




Para quem buscava informação confiável sobre os acontecimentos brasileiros dos últimos dias, em relação as passeatas do dia 13 e do dia 15 não foi feliz.

As notícias foram parciais e, no domingo, quase propagandistas. O aparato midiático da Rede Globo realizava "flashs" das manifestações de 40 em 40 minutos, para "convocar" para pessoas.

Os textos dos militantes, opss.. repórteres de rua, - independente da capital - foi idêntico: "manifestação pacífica, contra a corrupção, com mulheres, idosos e crianças pedindo democracia e fora Dilma". Era uma clara tentativa de manipulação sobre o que "devemos pensar" .

A comunicação tem uma técnica para essa tentativa da Globo, chamada "A Teoria do Agendamento ou Agenda-setting theory", que diz - resumidamente: que as notícias ganham a amplitude, a cobertura, a frequência e a intensidade de cobertura de acordo com o interesse de pautar o assunto. "Ou seja, a mídia nos diz sobre o que falar e pauta nossos relacionamentos. Dizendo às pessoas não "como pensar" , mas "em que pensar"- site teoriasdacomunicacao2.wordpress.com.

A Globo quer nos dizer o que pensar e o que conversar, de acordo com os seus interesse. A Globo mostra sua face golpista, chegou inclusive, a interrompeu programas como: Faustão, Futebol e Globo Esporte, que em outros tempos não farias de nenhuma maneira para propagandear a passeata contra Dilma. Desrespeitando os anunciantes e seu público. Aliás, os anunciantes parecem que não ficaram chateados com a não veiculação de seus produtos. Por quê ?

A Globo transmitiu a manifestação contra Dilma com direito a comentarista, narradores e equipe especial de rua e ainda superfaturando o público do ato em SP. Já o pró-Dilma, de sexta (13), foi minimizada pela empresa dos Marinhos.

Sou a favor das manifestações, sou a favor da Democracia, mas muito a favor do respeito e da preservação dos direitos conquistados.

Como disse a presidente Dilma "'Prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio da ditadura".

#MenosOdioMaisDemocracia


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

Marcadores