segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Desaparecidos: Cadê os 3 "S" do Zenaldo?



Após dois anos da gestão do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, ainda não vimos o prometido "choque de gestão" e uma administração pautada nos 3 "S": Saúde, Saneamento e Segurança. Na realidade, o que se vê é bem diferente das promessas.

O saneamento de Belém é precário. Segundo o ranking do Instituto Trata Brasil, o serviço de água tratada não atinge nem 80% da população, índice mínimo necessário para que o município seja considerado próximo da universalização do serviço. Belém tem apenas 72% de casa com água encanada, e com um serviço de péssima qualidade.

Em Belém, a coleta de esgoto não chega a 10%. O pior de tudo é o Governador do Estado, aliado de Zenaldo, devolver R$ 9,5 milhões em verbas federais (veja a matéria), que deveriam ter sido investidos em obras de saneamento na capital.
Rua Berredos, Distrito de Icoaraci.

A saúde padece da falta de leitos (veja matéria do Bom Dia Pará). São dezenas de belenenses que esperam vagas para procedimentos, que seriam de urgência. Nos postos de saúde falta medicamentos, médicos e material básico.

Zenaldo havia prometido, ainda em 2012, que todos os postos de saúde seriam 24h e um Pronto Socorro de Icoaraci. Se tivesse cumprido, Belém comemoraria seus 399 anos muito mais saudável.

Na área da segurança, o que vemos é o aumento da violência, que colocou Belém entre as 30 cidades mais violentas do mundo. Onde estão as alternativas prometidas. Nem estou cobrando mais policiais nas ruas, porque considero que isso seja responsabilidade de outra esfera, mas ficaram as alternativas prometidas? Violência também se combate com políticas sociais e educativas, prefeito.

Parece que os 3 "S" caíram no esquecimento, e que  o choque de gestão foi de pilha.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

Marcadores