domingo, 11 de janeiro de 2015

Caixa: um banco a serviço do povo brasileiro



Como funcionária da Caixa, não poderia deixar de me posicionar sobre a triste notícia que circula nos meios de comunicação. A intenção do Governo Federal (equipe econômica) em abrir o capital do banco, com a venda de 25% a 30% de ações, visando a captação de 20 bilhões para reforçar o saldo do superávit primário.

A Caixa Econômica  Federal é um banco 100% público. Se for concretizado a abertura de capital será uma perda imensurável para o povo brasileiro.

A instituição cumpre um importantíssimo papel social, tem presença marcante no desenvolvimento de políticas públicas de distribuição de renda e inclusão social. É responsável por programas como: o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida. Administra fundos sociais, como: o Fundo de Arrendamento Residencial - FAR, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS e o Fundo de Desenvolvimento Social - FDS e atua no financiamento do setor do saneamento e mobilidade urbana tão caros a população brasileira.

É um banco com um grande peso comercial, movimenta um volume de ativos que ultrapassa R$ 1 trilhão de Reais, sendo o quinta maior instituição bancária do país e o maior banco público da America Latina. De janeiro a setembro de 2014, o lucro líquido foi de R$ 5,3 bilhões de reais. Tem uma alta capacidade de intervir no mercado, sendo um importante instrumento de regulação financeira que o governo possui.

A Caixa tem 154 anos de existência, possui 3.362 agências e mais de 100 mil empregados. Foi a instituição bancária que mais contratou nestes últimos anos, embora ainda seja insuficiente o número de empregados para atender a demanda de um banco social e comercial. 

A Caixa é um banco público. Diferentemente dos bancos privados, submetidos a lógica do mercado. Ela possui compromissos sociais e com interesses nacionais e, não aos rentista. 

Parabenizo a CTB, FENAE, CONTRAF e CUT por se posicionarem ao lado dos bancários da Caixa,  que tanto tem lutado por condições dignas de trabalho e pelo fortalecimento dos bancos públicos

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

Marcadores