terça-feira, 24 de março de 2015

Câmara Municipal veta convocação do Secretário de Saúde de Belém


O prefeito Zenaldo orientou a base  de vereadores, que lhe dá sustentação na Câmara Municipal de Belém, a vetar a convocação do Secretário Municipal de Saúde.

 O requerimento foi apresentado por mim, devido o caos que se estabeleceu na saúde de Belém.

Após 4 (quatro) Secretários à frente da SESMA os problemas continuam. São os mesmos desde o início da gestão de Zenaldo. A votação foi de 19 votos contra a convocação e somente eu e o Vereador Amaury da APPD  votamos a favor.

A verdade é que Zenaldo não tem o que explicar. As Unidades Básicas de Saúde nos bairros não possuem medicamentos, falta material básico, macas, médicos e quando tem estão sobre carregados de trabalho, o que gera demora no atendimento aos pacientes e na realização de exames.  O cidadão  precisa chegar de madrugada para conseguir ser atendido e como as unidades não funcionam 24 h e estão deficitárias o jeito é ir para os Prontos - Socorros, inclusive para resolver questões simples que poderia ser atendido no posto de saúde do bairro

O Programa Estratégia da Família, mais conhecido como Saúde da Família que o Prefeito propagandeou que  iria aumentar a cobertura de agentes de saúde nos bairros, foi mostrada no Fantástico, programa da Rede Globo, que costuma ser aliada dos tucanos escondendo do povo as mazelas de seus governos, que está à mingua. Os prédios onde funcionam, os PES, estão deteriorados, as equipes reduzidas e sem condições de realizar seu trabalho a contento nos bairros. Até o combate a dengue está prejudicada, pois as equipes que são agentes comunitários de endemias, não possuem material para vistoriar as casas, como ocorre no Barreiro e Telegrafo.

As Unidades Básicas e os Postos da Estratégia da Saúde da Família nos Distritos mais distantes como Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba são os que mais sofrem.

Nos prontos-socorros o que vemos são pessoas jogadas no corredor, e muitos não tem nem aonde sentar, por falta de cadeiras. Grande parte dos aparelhos de Raio-X não funcionam, e sequer possuem ambulâncias.

Veja  o desabafo  de um funcionário do PSM, feito no meu Facebook (vamos manter em sigilo a identidade do servidor, para preservá-lo):

  • "Pelo que sei o PS do Guamá foi feito na época do Edmilson. Era pra atender uma média de 6 a 10 mil pessoas por mês. hoje em dia atende 35 a 40 mil. A estrutura é péssima. "
  • "Existe um setor lá chamado de hidratação, que já chamamos até de "desgrassação" por que é horrível o que acontece lá. Ali, tinha que ser fechado e feito um novo pra atender toda essa demanda. Não temos refeitório. "
  • "Dormimos no chão.Temos que sair a noite pra jantar nos arriscando na rua. Fora o risco de contaminação. Porque os pacientes ficam todos misturados."

Se o secretário não vem, vamos visitar as unidades de saúde e ver "in loco" e mostrar  a situação aqui no blog e na imprensa. Quem sabe assim o Secretário venha se explicar o que tem sido feito pela gestão tucana.

Veja como votou cada Vereador de Belém:



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

Marcadores